Conservas! Parte II
É altura de “armazenar” coisas boas para consumir no inverno e, como prometido, hoje deixo aqui a receita da conserva de pimento.
Adoro fazer esta conserva com pimentos vermelhos, mas se tiverem alguns ainda verdes e amarelos, podem juntar e vão ter um bonito frasco colorido, para além de uma conserva deliciosa!
Eu gosto de a utilizar em arroz, assados, estufados, etc…mas, dêem asas à vossa imaginação e desfrutem!!!
Conserva de Pimento (para 1 kg de pimentos)
Para este processo necessitamos de frascos de vidro com tampa metálica, uma panela grande (para a pasteurização), pimentos, vinagre, sal, açúcar, pimenta, alho, azeite e oregãos.
Cortar os pimentos em tiras e deixa-los a secar ao sol por algumas horas (ou colocar no forno a uma temperatura baixa).
Numa panela colocar 1 litro de vinagre, 1 colher de chá de sal, 1 colher de azeite, 1 colher chá de açúcar, pimenta q.b., levar a lume forte e quando começar a ferver, juntar os pimentos.
Deixar ferver em lume forte durante +- 5 minutos.
Deixar permanecer neste molho de vinagre por 2 a 3 horas, depois colocar num escorredor de legumes e deixar escorrer bem.
Colocar as tiras em frascos esterilizados, em camadas, com dentes de alho laminados e oregãos, juntar azeite até encher os frascos.
Fecham-se muito bem os frascos e procede-se à pasteurização.
Pasteurização: Colocar os frascos numa panela cobertos de água e deixar ferver durante 10 minutos, deixar arrefecer na panela, retirar e guardar em local fresco e escuro.
Duração: A conserva de pimento dura pelo menos 1 ano.
Viva o “desperdício zero”!!!
Fico a aguardar o feedback das vossas experiências culinárias!
Sandra Martins
Paula
8 Setembro, 2022at8:10Obrigada Sandra por esta receita, andava á procura de uma conserva de pimentos, esclarece só uma coisa sff, depois o azeite e alho que colocamos no franco dá para juntar também quando cozinhamos? Obrigada
Sandra Martins
8 Setembro, 2022at13:38Sim! O azeite e o alho também se utilizam. O azeite fica maravilhoso nos cozinhados.